quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Voto



O Brasil, com seus pouco menos de 20 anos de democracia, e sua ganância, desonestidade falta de cultura ainda não aprendeu a se eleger, a votar, e nem mesmo ao o que é realmente democracia. O Aurélio me disse que democraria é uma doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder.

Infelizmente o voto obrigatório fez com que quase 90% da população, sem noção do seu poder, ainda que ínfimo, o usassem de maneira ilícita e/ou imprestável. O povo brasileiro não sabe votar, e apenas vota por obrigação. Muitos votam com noção do poder e da importância daquele voto, muitos estes que não precisam ser advogados, nem pessoas de bem, podem ser analfabetos, mas que tem noção do poder em suas mãos, e que vão fazer bom uso, ou pelo menos tem esta intenção. Contudo há aqueles que fazem isto por fazer.

Assim obrigando um cidadão a fazer o que ele não quer, ou seja, impondo um dever, e não um direito, surge uma certa revolta, que devido àquele seu "poder igual ao de todos" não pode dizer não, então acaba votando sem interesse.

Com a adoção do voto facultativo, as pessoas sem interesse, que só votam por votar, e fazem da política a porcaria que ela é hoje, não retirariam suas nádegas do sofá em pleno domingo para fazer valer o seu sentido de ser cidadão e o seu poder equivalente ao de todos os outros votantes. Isto, de certa forma horrível, ao menos favoreceria o país, pois apenas aqueles que tem opinião e sabem votar o faria, assim havendo um filtro automático de ignorantes no poder.

Contudo não é só tornar o livre arbítrio um pouco mais livre, o objetivo ao se estabelecer o voto facultativo deveria ser no mínimo fazer com que a maioria da população votasse mesmo tendo a oportunidade de não votar. O problema é que isso envolve educação, e é claro, que ninguém liga pra isso aqui no Brasil, porque se não, teríamos vários caras como este aí em cima andando por nossas ruas, ameaçando a manutenção do poder das elites.

2 comentários:

  1. Kid Bengala se elegeu a vereador. Mas agora eu pergunto: Ele se elegeu pra fazer o bem, ou ganhar seus 8 mil pila líquido?

    ResponderExcluir
  2. Boa apresentação das idéias, e tema super atual a ser questionado, depois de uma demente eleição, na qual muitos escolheram pessoas que nem sabem quem são e como agirão

    ResponderExcluir