Tanta coisa para mudar e algum infeliz propõe uma ideia infeliz, que outros infelizes aprovam, enquanto há uma fila de milhares de decisões mais importantes para se tomar para acabar com toda a infelicidade. Como será que tranqüilo ou tranquilo vão contribuir para a fome no mundo? Com certeza estas duas migalhas em cima da letra 'U' vão parar na mão de um pobre africano, certo?
Dizem que a reforma ortográfica serve para uma melhor unificação entre os povos falantes da língua portuguesa. Pode até ser que isso melhore a comunicação escrita entre nós, mas e o "ora poixx" a cem quilômetros por hora de um português? Ou o português emaranhado de dialetos africanos? O que nos junta mesmo é a feijoada, a cor de nossas peles, e toda a história que tivemos juntos. O resto é apenas resto, e a língua é a mesma em todo lugar, apenas a maneira de falar que complica.
Até mesmo no Brasil. Se um Paulista for parar no Ceará, ele certamente passará por dificuldades na comunicação, e não é um hífen ou um assento que vão ajudar a melhorar isto. O que realmente melhoraria isto seria um investimento pesado em cultura e educação, ou será que poblema é uma palavra já existente no dicionário? Os coitados dos africanos mal comida tem para comer, mas aprender a escrever guarda-chuva ou guardachuva(?), ah, isso sim é muito importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário